Lei obriga cinemas a higienizar óculos 3D

Lei obriga cinemas a higienizar óculos 3D

O projeto de lei 598 deu origem a uma nova lei sancionada que afirma que os óculos 3D distribuídos nas salas de cinema do estado de São Paulo terão que passar por limpeza e ser embalados a vácuo entre uma sessão e outra. A lei partiu de um alerta do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto e foi apresentada pelo deputado João Caramez.

Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, após os dez primeiros dias de lançamento do filme Avatar, Leôncio Neto atendeu dezenas de casos de conjuntivite contraídos no cinema. Ele levou o problema às autoridades de Campinas, que na ocasião, após estudos, aprovaram uma lei municipal que tornou obrigatória a higienização dos óculos 3D nos cinemas.

O médico destacou que a limpeza é indispensável para conter a disseminação da conjuntivite. Ele explica ainda que a doença é uma inflamação da conjuntiva que pode ser transmitida através do compartilhamento de óculos ou outros objetos, como por exemplo, maquiagem, colírio, fronhas e toalhas. "As salas de cinema fechadas e cheias de espectadores facilita ainda mais a transmissão. São ambientes perfeitos para a multiplicação de vírus durante o frio e de bactérias no verão" afirmou.

TV 3D - Queiroz Neto lembrou ainda que a higienização dos óculos que acompanham as TVs 3D também deve ser rigorosa e feita com solução que contenha 70% de concentração de álcool, única capaz de eliminar vírus.


Conjuntivite no inverno

O especialista explicou que no inverno a mais comum é a conjuntivite viral, que chega a demorar 2 semanas para sarar. Já o tratamento da bacteriana dura em média de 5 a 7 dias. Por isso, a doença representa uma das principais causas de afastamento do trabalho e da escola. Os sintomas da conjuntivite são: pálpebras inchadas, vermelhidão, coceira, ardência, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, secreção e fotofobia (aversão à luz). O tratamento é feito com colírio e varia conforme o diagnóstico. O médico não recomenda a utilização de colírio nos olhos sem prescrição médica, isso pode piorar a doença e até provocar outras.

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: saúde bem estar conjuntivite óculos 3d