Inverno prejudica o nível de vitamina D no organismo

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Como já é de conhecimento geral, a síntese de vitamina D no organismo provém em 80% de exposição solar. Porém no inverno e primavera, quando a quantidade de raios UVB é menor, esse processo fica comprometido. Em decorrência do frio, as roupas também ficam mais fechadas e a pele menos exposta ao sol.

Com esses fatores, o nível dessa vitamina cai consideravelmente. Estudos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelam que, em São Paulo, 77,4% dos adultos apresentaram deficiência de vitamina D após o inverno.

"Um acompanhamento médico nesse período evita que o paciente sofra alguma consequência relacionada à falta da vitamina D. Um especialista saberá indicar os casos em que a suplementação trará o equilibro de volta", explica a Dra. Marise Lazaretti Castro, chefe do setor de Doenças Metabólicas da Unifesp e membro da Diretoria da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Confira os benefícios dessa vitamina:

1.A vitamina D promove o metabolismo da gordura, cortando a produção do hormônio da paratireoide, o que acelera a quebra da gordura pelo fígado.

2. Depois, a vitamina D seca as gordurinhas - a substância ativa os receptores nas células adiposas, inibindo o seu crescimento.

3. A supervitamina também reduz o apetite, pois aumenta a quantidade de leptina, hormônio que envia sinais de saciedade ao cérebro.

4.Por fim, o nutriente ativa a força dos músculos - ele facilita a redução do excesso de gordura no tecido muscular, fator ligado ao aumento da força.


Por Vila Mulher

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