Infecção urinária: sintomas e cuidados

Infecção urinária sintomas e cuidados

Beber bastante àgua ajuda a prevenir a infecção urinária.

A infecção urinária é, até certo ponto, bastante comum entre as mulheres, mas quem já teve sabe o quanto incômoda ela pode ser.

A ardência na hora de urinar é o principal sintoma, mas a ginecologista Denise Coimba explica que existem casos de cistite assintomática. Nesse caso a percepção do problema se dá com o aumento da frequência de idas ao banheiro. "Você tem a sensação de que está precisando muito ir ao banheiro, mas só consegue fazer um pouquinho de xixi". A urina mais escura, bem amarelada, e a sensação de peso na barriga também são sintomas, de acordo com a médica.

Entre as causas principais está a falta de higiene. É importante limpar-se sempre da frente para trás após defecar e lavar a região peri-anal após as evacuações. Excesso de relações sexuais também pode ser um causador do problema por causa do atrito, nesse caso leva até o nome de cistite de lua-de-mel.

Outros causadores desse tipo de infecção são a baixa imunidade, baixa ingestão de líquido e hábitos errados comuns entre as mulheres como ficar muito tempo com o biquíni molhado, o que aumenta a umidade da região e facilita o aparecimento das infecções, e o uso de calças muitos justas, por causa do atrito na região.

"Para prevenir o problema é importante consumir muitos líquidos, de um a dois litros por dia. Não segurar muito o xixi, é importante ir ao banheiro várias vezes por dia e também evitar roupas molhadas e justas", detalha a ginecologista.


No caso de ter sintomas do problema, Denise indica procurar um médico para saber qual o melhor tratamento e aumentar o consumo de líquidos.

Por Larissa Alvarez

Comente