Importantes aliados para combater a TPM

Importantes aliados para combater a TPM

Foto: reprodução/ Corbis

Aquela semana em que tudo acontece, as dores ficam mais intensas, a pele fica mais sensível ao toque (e à dor também), o humor oscila mais do que a bolsa de valores. Tudo irrita e incomoda à ponto de parecer um vulcão prestes a entrar em erupção. Calma! A famosa TPM(Tensão Pré-Menstrual) tem como ser controlada ou, ao menos, amenizada.

Um produto que vem sendo bastante comentado é o óleo de prímula, que contém substâncias antiinflamatórias e importantes na formação de outras que auxiliam na regulagem dos hormônios femininos. "Além de contribuir para tensão pré-menstrual, a prímula auxilia no controle da pressão, colesterol, diabete, artrose, evita o envelhecimento ou ressecamento da pele e fortalecimento imunológico", afirma a nutricionista Juliana Cavaco.

Outro produto indicado é o óleo de borragem, que também auxilia na regulação dos hormônios e combate radicais livres, desta forma diminui os sintomas da TPM, em especial a retenção hídrica, alterações de humor e desequilíbrios emocionais.


Além dos óleos ‘amigos’, o ideal é que as mulheres tenham acompanhamento médico nessa fase. "É importante que a paciente seja orientada a diminuir gorduras (chocolates e frituras), consumo de sódio, açúcar e cafeína e inclua vitaminas em suas refeições", explica.

Além da alimentação, manter hábitos saudáveis e praticar exercícios ajuda bastante. Yoga, pilates, musculação, caminhada, técnicas de relaxamento, massagem... Escolha o que melhor se adequa ao seu estilo de vida e dê adeus aos sintomas da TPM.

Por Lívany Salles

Comente