Hospital Universitário inaugura núcleo de telemedicina

Hospital inaugura núcleo de telemedicina

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurou no último dia 20, mais um núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O núcleo de telemedicina é dotado de equipamentos para conexão em banda larga, e fica localizado no Hospital Universitário da instituição.

A infraestrutura permitirá que o Hospital Universitário se integre a outras unidades de saúde do país para o intercâmbio de informações em tempo real. Por meio de tecnologias da informação e comunicação, será possível realizar não só atividades de pesquisa e educação continuada em saúde, mas também avaliações remotas de casos clínicos e pré-diagnósticos a distância.

Os Grupos de Interesse Especial (SIG, em inglês) são um exemplo dessa integração, pois reúnem profissionais de instituições pertencentes à rede, que montam uma agenda de videoconferências para abordar especialidades médicas de interesse comum. Além de debates e discussões de caso, alguns destes grupos realizam diagnósticos e aulas a distância. Em todo o país, já são 40 SIGs em atividade.

Além da comunidade acadêmica, o núcleo Rute do Hospital Universitário beneficiará a população de 90 municípios da Zona da Mata Mineira e do estado do Rio de Janeiro, região de abrangência da instituição.


Formada por 158 instituições, a Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é apoiada pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). Coordenada pela RNP, a Rute apoia o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde motivação tecnologia intercâmbio

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?