Higiene bucal: a saúde começa pela boca

saude bucal

Foto - Shutterstock

O cuidado com a higiene bucal é um caminho fundamental para evitar doenças gengivais, cáries e o mau hálito. A prevenção se destaca como uma aliada dos dentistas na educação e conscientização sobre a importância de manter a saúde bucal em dia.

Parece simples, mas é muito importante prestar atenção ao processo de higienização. "O hábito de escovação deve ser cultivado e incentivado em família e não deve ser realizado as pressas e de maneira intempestiva. A correta higiene faz com que os dentes fiquem limpos e livres de resíduos alimentares", explica o dentista Dr. Victor Rogerio.

Entenda abaixo qual o papel de cada passo da higiene bucal:

Escovação:

Deve ser realizada após as principais refeições e antes de dormir. A técnica de Bass é uma boa opção e pode ser feita repousando a escova sobre o dente, fazendo movimentos circulares, inclinando a escova de modo que a ponta das cerdas penetre no espaço já existente entre a gengiva e o dente. Faça os movimentos de dois em dois dentes ou um a um, se for o caso, exercendo uma leve pressão para não machucar a gengiva.

O tempo para um adulto é de 1 a 2 minutos nos dentes inferiores. Repita-o nos superiores. Não se esqueça de escovar a parter superior da língua. Importante também escolher uma boa escova dental, com cabeça pequena para facilitar o alcance a todas as áreas. Dê preferência às cerdas macias. Vale lembrar de trocar a escova dental a cada três meses.

Fio dental:

O uso dessa ferramenta garante a remoção eficaz de detritos alimentares das laterais dos dentes, onde a escova não alcança. Também é parte fundamental do processo, tão importante quanto a escovação, pois limpa e até fortalece a gengiva.

Para iniciar, corte cerca de 50 cm de fio, enrole entre os dedos médios e use os polegares para conduzir a passagem do fio, que deve ser suave e entrar no espaço entre a gengiva e o dente. O fio deve abraçar cada dente, realizando movimentos deslizantes. Evite o contato brusco com a gengiva.

Soluções de bochecho:

Os enxaguatórios complementam as etapas anteriores, finalizando a boa higiene bucal. Os bochechos ajudam a eliminar as bactérias, a placa bacteriana e o mau hálito, atuando onde a escova dentária não alcança e permanecendo por mais tempo na boca.

É importante que o produto escolhido não contenha álcool para não agredir os tecidos orais, seja preferencialmente incolor, para não pigmentar os dentes, e que tenha flúor, para ajudar no combate à formação de cárie dentária.

Recomendam-se bochechos de aproximadamente 60 segundos e, para maior eficácia, após o uso, não enxaguar a boca e não fazer ingestão de bebidas ou alimentos por pelo menos 30 minutos.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: dentes escovação