Hábitos que afastam o câncer

Hábitos que afastam o câncer

Não é novidade que praticar exercícios físicos e ter uma dieta nutritiva e balanceada só trazem benefícios à saúde. Traz mais energia, o humor melhora e o peso fica controlado. Mas isso não é tudo: esses hábitos também podem evitar o desenvolvimento de um câncer, de acordo com especialistas da área médica.

Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que um quarto dos casos de câncer de mama e de cólon poderia ser evitado se os pacientes tivessem o costume de praticar uma hora e meia de atividades físicas por semana.

O quadro é preocupante quando se analisam os dados sobre sedentarismo em todo o mundo: segundo números da entidade, pelo menos um terço da população mundial é sedentária e 3,2 milhões de mortes causadas por câncer de mama ou de cólon anualmente estão ligadas à falta de exercícios físicos.

Reverter a situação é fácil: basta fazer alguma atividade leve, como uma caminhada, durante 30 minutos e por três vezes por semana, como recomenda o oncologista da Oncomed Belo Horizonte, Amândio Soares.

Mas, antes de colocar o tênis e partir para a rua ou para a esteira, o médico lembra que é preciso fazer uma avaliação médica para saber qual o exercício mais indicado e qual deve ser sua intensidade. "Independentemente da atividade física, é importante que ela dê prazer e seja indicada a quem a pratica", diz.

Colorir o prato é outra regra quando o assunto é investir na saúde. Isso porque, ao selecionar alimentos com diferentes colorações, aumentam as chances de que se reúna um número maior de nutrientes variados.

A regra vale para evitar doenças, em geral, e, em especial, o câncer, já que a má nutrição é um dos fatores que mais o favorece. De acordo com um estudo feito pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, mais da metade dos pacientes que possuem algo tipo de neoplasia têm também algum problema nutricional e até desnutrição, em alguns casos.


Alimentos amarelados/alaranjados - são ricos em betacaroteno, que com ação antioxidante protege contra o câncer de mama e de pulmão (abóbora, cenoura, manga, laranja, mamão).

Alimentos avermelhados - contêm licopeno, uma substância que atua na prevenção do câncer de próstata e outros (melancia, tomate, pimentão).

Alimentos esverdeados - possuem fibras insolúveis que dificultam a formação de tumores (brócolis, couve-flor, couve).

Por Jessica Moraes

Comente