Hábitos para um coração mais saudável

Hábitos para um coração mais saudável

Que tal praticar hábitos que beneficiem o seu mais importante órgão vital? Confira se sua alimentação, seu nível de exercício e seu estado emocional podem estar ajudando nessa causa. São estratégias simples para promover a saúde do coração.

Coma com inteligência - Você pode diminuir suas chances de ter uma doença cardíaca ao escolher os alimentos com cuidado. A fim de ter uma alimentação para um coração saudável, coma alimentos com menos gordura, menos sódio, menos calorias e mais fibras alimentares. Adicione à sua dieta alimentos que são ricos em gordura monoinsaturada, como óleo de oliva e frutos do mar, também procure consumir também mais grãos, frutas e vegetais.

Faça exercícios regulares - eles baixam a pressão, tornam mais eficientes os batimentos cardíacos e reduzem a resistência à insulina, que pode levar a infarto e ao acidente vascular cerebral. Mesmo um pouco de exercício pode fazer um grande efeito. Dez minutos de dança por dia, por exemplo, queimam até 250 g de peso por mês.

Relaxe - Quem se estressa o tempo todo dobra o risco de infarto. Cuide do lado espiritual. Estudos mostram que participar de um culto religioso pode reduzir a taxa de batimentos cardíacos e aliviar o estresse. Mande a raiva embora. Ela faz as artérias se contraírem, a taxa de batimentos cardíacos disparar e deixa o sangue mais grosso e fácil de coagular. Tire umas férias do noticiário, ria, durma bastante e ouça músicas alegres.


Lembre-se também de eliminar os "venenos": Pare de fumar e, dentro de um ano, o risco de doença cardíaca ligada ao fumo terá de ser reduzido à metade. Em quinze anos, o risco será o mesmo de quem nunca fumou.

Siga estes simples hábitos e, em poucas semanas, você perceberá o impacto na pressão, no nível de colesterol, no peso e em outros indicadores da saúde cardíaca. Medidas preventivas como essas podem deixar você mais em forma, mais feliz e mais protegida contra vários problemas de saúde.

Por Jessica Moraes

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