Google lança o Dengue Trends

Google lança o Dengue Trends

Dengue Trends é a mais nova ferramenta criada pelo Google, que tem como função alertar sobre os principais surtos de dengue no mundo.

A ferramenta experimental compara buscas relacionadas à dengue no Brasil, na Bolívia, na Índia, na Indonésia e em Cingapura com registros oficiais destes países.

De acordo com o Google, a ferramenta faz uma análise dos padrões de buscas entre os usuários para determinar se os períodos em que há mais pesquisas sobre a dengue coincidem com o aumento no número de ocorrências da doença.

A ferramenta Dengue Trends faz parte do Google Correlate, um serviço que relaciona análise de buscas no site com dados coletados em pesquisas convencionais por governos e organizações.

O Correlate foi criado após o sucesso da ferramenta Flu Trends, que monitorava as buscas sobre a gripe em todo o mundo em 2009. Com as informações transmitidas, autoridades de saúde passaram a distribuir vacinas e tratamentos para a população.

O programa assinala quando os dados de pesquisas e as buscas online tem o mesmo padrão, como surtos de gripe acontecendo ao mesmo tempo em que aumenta o número de buscas por termos como "tratamento para gripe". O mesmo tipo de análise de padrões será utilizado agora no Google Dengue Trends.


A vantagem, segundo a empresa, é que o modelo pode facilitar uma reação mais rápida do governo para proteger a população, já que os números oficiais demoram semanas para serem analisados.

Por Jessica Moraes

Comente