Fuja da gripe

Fuja da gripe

O inverno se aproxima e com a chegada dele o índice de gripe aumenta. Essa é a época em que os cuidados com a saúde devem ser redobrados.Para prevenir a doença, a vacinação da gripe começou no final de semana e vai até o dia 9 de maio em todo o país.

Algumas pessoas deixam para tomar a vacina na última hora, por ficarem inseguras em relação a sua imunização e aos sintomas que podem surgir. A infectologista do HNSG, Dra Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias, explica sobre a vacina.

Quem deve tomar a vacina?

O Ministério da Saúde, orienta que os grupos prioritários para a vacina são crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas. Todas as pessoas podem tomar a vacina, sendo que os grupos de risco tem a vacina gratuitamente oferecida nos postos de saúde.

A vacina pode dar algum efeito colateral?

Sim, mas quando ocorre, geralmente é apenas reação leve no local de aplicação. Pode surgir dor de cabeça e dor no corpo, porém é importante destacar que a vacina não causa gripe, pois seu composto é feito com partículas de vírus mortos, portanto sem capacidade de desenvolver doença.

Quais são os sintomas que podem ocorrer?

Nas reações locais podem acontecer dor e eritema (vermelhidão). Geralmente desaparecem em um ou dois dias. Entre reações sistêmicas podem acontecer dor de cabeça, dor no corpo e algumas vezes, febre. Cerca de 5 a 10% dos indivíduos vacinados podem ter gripe, porém, de uma forma mais branda.

Em quanto tempo os sintomas podem surgir?

Podem aparecer logo após a aplicação e desaparecem em um ou dois dias.

Além da gripe a vacina previne resfriados?

A vacina protege contra a gripe, porém, não protege dos resfriados e de outras infecções que também ocorrem no inverno e tem sintomatologia semelhante. Finalmente, cerca de 5 a 10% dos indivíduos vacinados podem ter gripe, porém, de uma forma mais branda.

Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

Em torno de 15 dias.

Por quanto tempo dura a imunização da vacina?

Em média, um ano.

Todas as pessoas devem tomar a vacina, ou apenas aquelas que se encaixam no grupo de risco, de acordo com a campanha do Ministério da Saúde?

Todas podem tomar, sendo que os grupos de risco tem a vacina gratuitamente oferecida nos postos de saúde.

Porque pessoas com doenças crônicas devem tomar a vacina? Elas possuem maior risco para a doença?

As pessoas com doença crônica possuem maior chance de complicações se tiverem infecção pelo vírus influenza, como por exemplo pneumonia grave com necessidade de internação.

Quem tomou a vacina ano passado deve tomar de novo?

Sim, pois anualmente a composição da vacina é revisada mediante as cepas virais de maior circulação no ano anterior.

Quem não pode tomar a vacina?

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática, bem como a qualquer componente da medicação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados (presente na composição).


Por Vila Mulher

Comente