Fuja da caspa!

fuja da caspa

A caspa é uma manifestação que ocorre no couro cabeludo muito incômoda, descamando-o e soltando partículas ao seu redor. Ela surge pelo excesso de fabricação de gordura pelas glândulas sebáceas. Também pode atingir sobrancelhas, barba, axilas e outras regiões.

Na época do frio ela pode ocorrer com mais frequência, embora em alguns casos sua origem tem razão desconhecida. Mas existem alguns fatores que podem estar relacionados ao aparecimento da caspa (em alguns casos conhecida como dermatite seborréica):

Estresse, predisposição genética, higiene do couro cabeludo, distúrbios hormonais (que deixam o couro cabeludo mais oleoso), uso de produtos inadequados, alergias ou até mesmo alisamentos e colorações em excesso são os principais. Lembrando que a caspa não é contagiosa.

Um dos tratamentos mais indicados é o uso de um xampu adequado, os conhecidos xampus anticaspa. Eles inibem o processo de formação de gordura e removem os resíduos do couro cabeludo. Mas sua eficácia vai depender da origem do problema. Em estados mais graves, como a dermatite seborréica, nem sempre a forma de lavar os cabelos é eficaz. Nesse caso, o ideal é procurar um dermatologista especialista para indicar outra forma de tratamento. A utilização de algum medicamento para controlar distúrbios hormonais é um exemplo.


Dicas para prevenir o surgimento da caspa: lave e enxague muito bem o cabelo após as lavagens, tenha uma vida tranquila, sem muita ansiedade ou estresse, equilibre a alimentação, controlando o consumo de gorduras, também inclua mais frutas e verduras.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde higiene ansiedade