Fitoterápicos - saiba mais sobre eles

Fitoterápicos  saiba mais sobre eles

Os medicamentos fitoterápicos são medicamentos obtidos exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais e, em sua maioria, comercializados em diferentes formas farmacêuticas, como óleos, cápsulas e extratos concentrados.

Diferente das receitas caseiras que são baseadas apenas no conhecimento popular, esses medicamentos feitos à base de extratos vegetais obedecem à regras para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e registro no Ministério da Saúde (MS).

Assim como os medicamentos sintéticos, que são produzidos a partir de substâncias obtidas de processos químicos feitos em laboratórios, os fitoterápicos precisam comprovar sua eficácia e segurança para uso, mantendo sua qualidade e a função do princípio ativo do extrato vegetal utilizado.

As leis brasileiras que regularizam os registros de fitoterápicos estão entre as mais rigorosas e avançadas do mundo, pois estabelecem padrões de avaliação tão rígidos quanto os utilizados para outras categorias de medicamentos sintéticos.

Diante desse cenário, também é possível observar uma exigência maior de informações claras e objetivas sobre a procedência, a composição e o benefício real dos fitoterápicos, além da comprovação de eficácia e segurança. Por exemplo, a mudança no comportamento das pessoas que buscam uma vida mais saudável tem provocado maior procura por terapias baseadas no uso de extratos vegetais, em detrimento dos fármacos comuns.

Por Jessica Moraes

Comente