Fisioterapia Analítica resolve problemas do nervo ciático

fisioterapia analítica para o nervo ciático

Um dos procedimentos mais recentes e efetivos para o tratamento de afecções do nervo ciático é a Fisioterapia Analítica, um método de normalização articular totalmente manual que trata e previne doenças, promovendo uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Para se ter uma ideia cerca de 15% da população sofre de dores no nervo ciático, principal nervo dos membros inferiores responsável pelas articulações do quadril, joelhos, tornozelos, músculos posteriores das coxas, pernas e pés.

A diretora do Instituto de Fisioterapia Analítica, Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton, explica que é realizado um exame radiológico minucioso em que são feitos testes específicos para determinar qual é a lesão articular. A partir do resultado se inicia o tratamento com técnicas suaves de posicionamento das articulações comprometidas.

O nervo ciático é formado por duas raízes nervosas que saem da coluna lombar e descem para os membros inferiores, fazendo parte da sua inervação sensitiva e motora. A dor ocorre quando há uma compressão da raiz desse nervo na espinha lombar, o que pode gerar formigamentos e paralisias motoras.

Um dos principais problemas do nervo ciático é a inflamação, que proporciona fortes dores que vão da coxa até a panturrilha e pode se estender até os quadris e pés. Pode ser desenvolvida por vários fatores como má postura, determinados tipos de infecções e tumores, problemas lombares como hérnia de disco e também na gravidez.

"As técnicas convencionais vão tratar a dor sem perguntar qual é sua origem. Aliviam a dor, mas sem resolver verdadeiramente a lesão que causou o sintoma. Por isso a fisioterapia analítica é realmente mais eficaz que os tratamentos tradicionais, porque desenvolve o ritmo biomecânico correto das articulações lesadas", explica Maria Luiza.

O Conceito Sohier, onde é fundamentada a fisioterapia analítica, chegou no Brasil há dez anos. Na Europa, a técnica é utilizada há 60 anos. Tanto a população quanto a comunidade científica comprovam sua eficácia. No Brasil, o Instituto de Fisioterapia Analítica é pioneiro no Conceito Sohier, atendendo pacientes com esta nova visão terapêutica.

Por Jessica Moraes

Comente

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?