Fique de olho no seu colesterol

Fique de olho no seu colesterol

Dia 8 de agosto é dia nacional de combate ao colesterol, portanto aproveite a data para saber como anda o seu nível de colesterol. O controle do colesterol é fundamental para evitar o risco de doenças nas artérias coronárias, responsáveis por levar oxigênio ao coração através do sangue.

É importante lembrar que o colesterol não é vilão da saúde, já que o colesterol é importante na formação de alguns hormônios, protege as membranas celulares e ainda é um dos responsáveis pela produção de vitamina D.

O que pode prejudicar o organismo são as taxas elevadas do componente celular. Em excesso, o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias - vasos que levam sangue rico em oxigênio para os órgãos e tecidos, podendo trazer grandes conseqüências, como infarto ou derrame cerebral.

Os níveis de colesterol aumentam quando a pessoa consome gorduras saturadas, como carnes gordurosas, pele de frango, leite e derivados, presentes também em alguns alimentos de origem vegetal (gordura de coco, azeite de dendê), além de gordura trans do processo de hidrogenação industrial, que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida.


Já as gorduras polinsaturadas presentes em óleos como soja, girassol e peixes como sardinha, atum e salmão, não aumentam o colesterol, assim como os alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, como azeite, abacate e frutas oleaginosas (nozes e castanhas).

Os especialistas sugerem que o ideal é começar a controlar o colesterol a partir dos 20 anos e repetir o exame a cada cinco, se os resultados estiverem normais. Quem tem parentes de primeiro grau com colesterol alto, sobretudo pai ou mãe, deve verificar seus níveis com mais freqüência.

Por Jessica Moraes

Comente