Fibras diminuem gordura da barriga

Fibras diminuem gordura da barriga

Pesquisadores do Wake Forest Baptist Medical Center descobriram que a forma de perder a gordura visceral, que se acumula na região abdominal, é através da prática de exercícios físicos moderados e da ingestão de fibras solúveis, presentes nas verduras, nas frutas e no feijão.

Segundo a professora de medicina do centro médico, o alto índice de gordura visceral está associado à hipertensão, diabetes e esteatose hepática (doença popularmente conhecida como fígado gordo).

Os pesquisadores analisaram 1.114 americanos de raça negra ou de origem hispânica, já que estes grupos populacionais apresentam os mais altos índices de gordura visceral, hipertensão e diabetes.

O estudo, publicado recentemente no site do periódico Obesity, constatou que um aumento na ingestão de fibras solúveis estava associado à redução deste tipo de gordura.

Para cada 10 gramas de aumento na ingestão diária de fibras solúveis dos pesquisados, foi observada uma redução de 3,7% de gordura visceral, durante um período de cinco anos. Além disso, a prática regular de exercícios físicos moderados também resultou em uma redução de 7,4% durante o mesmo período.

Embora o estudo mostre que mais pesquisas serão necessárias para explicar a ligação entre a ingestão de fibras solúveis e a redução da gordura visceral, é possível aplicar o resultado no cotidiano. Para conseguir ingerir as 10 gramas de fibras solúveis diárias, basta consumir duas maçãs pequenas ou meia xícara de feijão, segundo os pesquisadores.

Por Jessica Moraes

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