Feijão-de-corda - alternativa no tratamento do câncer de mama

feijãodecorda no tratamento do câncer de mama

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) descobriram no famoso feijão-de-corda uma alternativa capaz de tratar o câncer de mama. Uma molécula encontrada nesse grão, conhecida como BTCI, mata as células cancerígenas sem agredir as células sadias.

O estudo conduzido pela pesquisadora Sônia de Freitas pode ser o ponto inicial para um novo tratamento, que minimize os efeitos colaterais, ao contrário dos tratamentos atuais, como a radioterapia e a quimioterapia, que geralmente matam tanto as células ruins como as células boas.

Segundo Sônia, é provável que será um tratamento via oral ou endovenoso, já que a substância é consumida naturalmente pela população.

A pesquisa durou quatro anos e foi divulgada na revista "Cancer Letter", publicação internacional sobre descobertas relacionadas à doença.


Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, a doença afeta anualmente 49 mulheres em cada 100 mil pessoas no Brasil. A região Centro-Oeste é a terceira com maior número de casos, em que a proporção é de 38 mil para cada 100 mil.

Por Jessica Moraes

Comente