Falta de vitamina D pode atrapalhar processo de fertilização

vitamina dfertilização

Foto - Shutterstock

Muito se fala sobre os benefícios da vitamina D. Além de ser fundamental para a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos, a vitamina desempenha funções importantíssimas para o fortalecimento do sistema imunitário, cardiorrespiratório e até mesmo reprodutor, interferindo na fertilidade.

Um novo estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism revela que mulheres com deficiência de vitamina D têm metade das chances de conceber através de fertilização in vitro, em relação àquelas com níveis suficientes dessa vitamina.

De acordo com Alessio Paffoni, do Ospedale Maggiore Policlinico, em Milão, as pacientes com bons níveis de vitamina D tinham maior probabilidade de produzir embriões de alta qualidade e mais chances de engravidar se comparadas às que apresentavam deficiência - duas vezes mais chances.

"Já que a suplementação com vitamina D é uma intervenção de baixo custo e tem poucos efeitos colaterais relevantes, defendemos mais estudos no sentido de incluir mais essa abordagem no tratamento da infertilidade".

Na opinião de Assumpto Iaconelli Junior, médico ginecologista, são necessários mais estudos para determinar o papel da vitamina D na fertilidade feminina. Para quem já está em tratamento de fertilização, o especialista diz que, em conjunto com o especialista em reprodução assistida, o obstetra deve adequar as doses e controlar os efeitos colaterais das medicações empregadas no início da gestação. "Geralmente, além do ácido fólico e da progesterona, também são indicados cálcio e vitaminas C, E e B12, entre outros.

Mas, ainda não há evidências de que a ingestão de suplemento vitamínico antes da 20ª semana de gestação previna a ocorrência de abortamento, por exemplo. Por enquanto, o uso dessas vitaminas se justifica pelo efeito de bem estar que promovem. "Muito provavelmente, o uso de vitamina D poderá ser incluído nesse conjunto", finaliza.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: filhos fertilidade vitamina