Falta de tempo estimula ainda mais a obesidade

Falta de tempo e excesso de trabalho aumentam obes

Os principais fatores que hoje intensificam o quadro de obesos e pessoas com sobrepeso no país são falta de tempo e a má alimentação, com o aumento do consumo de produtos industrializados e processados.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), divulgada em 2010, existe alto consumo de açúcar, que é encontrado em refrigerantes e sucos industrializados, uma ingestão de 94,7 ml por dia.

O resultado disso é uma população acima do peso pelo hábito de consumir alimentos extremamente calóricos, por falta de tempo, durante o período de trabalho, por exemplo. Ainda segundo a POF, para os brasileiros acima de 20 anos, respectivamente 48% das mulheres e 50,1% dos homens estão com sobrepeso.

Contudo, a explicação para o aumento da obesidade e do sobrepeso entre os brasileiros dá-se, sobretudo, pela urbanização e industrialização do país.

"As mulheres saíram de casa e entraram no mercado de trabalho, deixando em segundo plano as atividades domésticas, e tendo menos tempo em realizar tarefas como a preparação das refeições para a família, que garantia uma alimentação mais saudável", explica Bernadete Azevedo, coordenadora do curso de Nutrição do Complexo Educacional FMU.

Uma solução para reverter o atual quadro de aumento de peso entre a população seria a reeducação alimentar e a inserção de atividade física rotina dos brasileiros.


"A longo prazo, as escolas poderiam inserir novos cardápios com alimentação mais saudável às crianças e incluir maior tempo de educação física na grade escolar, pois os jovens de hoje são muito sedentários", conclui a docente.

Por Jessica Moraes

Comente