Falta de sono prejudica a visão

visãoinsônia

Foto - Shutterstock

Um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que os distúrbios do sono atingem 4 em cada 10 pessoas no mundo. No Brasil este é um problema em ascensão. A mais recente pesquisa divulgada pelo IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) ,mostra 69% dos brasileiros têm problemas para dormir.

O hábito de dormir menos de 6 a 8 horas diárias recomendadas, aumenta o risco de alterações vasculares na retina que podem causar a perda definitiva da visão, assim como o aparecimento de males como a obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, um dos fatores que mais desencadeiam a insônia é a má alimentação.

O oftalmologista diz que algumas alterações na dieta podem minimizar os efeitos do estresse e reduzir o distúrbio do sono.

As principais dicas são:

- Frutas ricas em vitamina C - laranja, goiaba, acerola - diminuem a produção do cortisol, protegem os olhos dos radicais livres da catarata;

- Inclua carboidratos no jantar para aumentar a produção de insulina;

- Peixes de água fria (salmão e sardinha),semente de linhaça e frutos do mar equilibram a lágrima e previnem a degeneração macular;

- Castanha do Pará/ - contém selênio, protege os olhos e combate a depressão;

- Espinafre e brócolis - previnem a depressão e protegem a retina;

- Café, doces e gorduras saturadas devem ser evitados principalmente a noite;

- Evite usar computador, tablet ou smartphone a noite - a luz azul destes dispositivos dificulta o sono.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: insônia visão