Falta de motivação pode ser sintoma de depressão

Falta de motivação pode ser sintoma de depressão

Foto - B. BOISSONNET / BSIP/BSIP/Corbis.

A falta de motivação para se arrumar, realizar suas tarefas diárias ou mesmo ir para o trabalho pode ser sintoma de depressão.

Segundo os especialistas, os indícios de desmotivação ficam preocupantes quando aparecem frequentemente na pessoa. Por isso, não leve em conta a TPM ou aquele bode na segunda-feira.

A motivação é como um estalo para executar tarefas ou traçar novos projetos. De acordo com os experts na psicologia, estar motivado é como reunir uma carga emocional para estar em movimento, como uma tentativa de superação - provinda de uma dor emocional - ou uma iniciativa de gerar prazer. Sabe aquela expressão "renascer da Fênix?" Pois bem, é parecido com isso. Em casos de depressão, a pessoa não consegue ter a iniciativa de superar uma dor, contenta-se com o choque emocional e possívelmente pode torná-lo ponto principal de bloqueio para suas tarefas.

Um incentivo para quem está com a motivação apagada é fazer uma lista de metas. Tente relembrar sua trajetória e perceba em si quais foram os fatores que te motivaram chegar até onde está.

Converse com os amigos e veja também o que eles pensam - mesmo que você não vá seguir cegamente os conselhos, uma percepção externa é importante. Busque também entrar em novos cursos, aulas, viagens. Estimule sua motivação!


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: motivação depressão