Fadiga Adrenal

Fadiga Adrenal

Você já ouviu falar em Fadiga Adrenal? O cardiologista Marcos Natividade explica que essa síndrome caracterizada pelo cansaço em excesso. Aquele cansaço que você dorme mais cedo e ele não vai embora, você viaja no feriado prolongado e volta pior do que estava ou tira férias e duas semanas depois já está muito cansada de novo.

Quando o estresse do dia a dia se sobrepõe aos períodos de descanso, podem ocorrer deficiências hormonais e ficamos suscetíveis às infecções, apresentando a Fadiga Adrenal.

Esta disfunção ocorre porque a glândula supra-renal está funcionando mal e não está secretando os hormônios que deveria. Esta glândula é responsável pela secreção da hidrocortisona, da aldosterona e do DHEA. Ela é muito importante porque é a primeira a ser atingida pelo estresse e também por nos defender dos traumas físicos, incluindo frio, calor e fome.

Além do cansaço excessivo, os sintomas são: infecções e gripes frequentes, ansiedade, irritabilidade, alterações do sono, baixa libido e ereções não mantidas, tonturas, baixa concentração e memória, apatia, compulsão por doces, salgados, cafeinados e frituras, depressão e medo sem causa aparente.

A Fadiga Adrenal muitas vezes é confundida com depressão, pânico, fibromialgia, labirintite, anemia, palpitações e outras alterações. "Quando diagnosticada, deve ser feita uma reposição com hormônios biodênticos, que são iguais aos secretados pela glândula supra-renal. Se não tratada, pode desencadear doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e osteoporose", alerta o cardiologista.


Excesso de trabalho, má alimentação, sedentarismo e aborrecimentos são causas que podem induzir a fadiga. O modo de evitar é levar uma vida equilibrada, comer castanhas, verduras, frutas, alimentos integrais e peixes. Fazer atividade física três vezes por semana, descansar no mínimo dois finais de semana por mês e tirar trinta dias de férias por ano. Isso é fundamental para se viver com saúde e bem-estar.

Por Jessica Moraes

Comente