Exercícios mudam o cérebro (e o resto do corpo) para melhor!

Corpo são, mente sã: como os exercícios físicos mudam o cérebro
exercicios-cerebro

Foto - Shutterstock

Quem começa uma vida repleta de atividades físicas e uma vida mais saudável geralmente relata diversos ganhos, como melhora na disposição, na atenção, na resistência, entre outros benefícios. E, de acordo com novas pesquisas, o ato de se exercitar muda também o seu cérebro!

"Quando nos exercitamos, a pressão e o fluxo sanguíneo aumentam no corpo todo, inclusive no cérebro", disse Justin Rhodes, o professor associado de psicologia da Universidade de Illinois para a revista Scientific American. "Mais sangue significa mais energia e oxigênio, o que faz o nosso cérebro funcionar melhor."

Durante o exercício, o hipocampo - uma região do cérebro importante para a aprendizagem e memória - fica altamente ativo. Além disso, a substância branca do cérebro (onde fica a rede de fibras nervosas que ligam e transmitem os sinais cerebrais de um lado do cérebro ao outro) se torna mais fibroso e compacto com o exercício físico - o que significa mais agilidade e eficiência nas funções cerebrais, de acordo com o que disse o especialista Christopher Bergland, ao Psychology Today.

Sabe qual o melhor de tudo? Você pode conseguir todos esses benefícios com apenas 20 minutos de exercícios diários - especialmente se você é sedentário. Você pode não perder aquelas gordurinhas que estão sobrando, mas com certeza ganhará mais saúde - e, no final, é somente isso que importa, não é mesmo?


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: exercícios físicos