Excesso de higiene pode debilitar sistema imunológico

higiene

Shutterstock

Você já deve saber que falta de higiene contribui para o surgimento de algumas doenças, mas o excesso de limpeza também pode trazer algumas complicações, sabia? De acordo com uma pesquisa da School of Medicine da Universidade da Califórnia, em San Diego, a limpeza em excesso elimina uma bactéria chamada estafilococos, presente de forma natural na pele, que inibe a inflamação agressiva da pele após um ferimento.

O infectologista Renato Grinbaum, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, conta que quando exageramos na higienização, o corpo não tem tempo de criar anticorpos, já que o tempo de exposição à bactéria é pouco para que isso aconteça. "Há uma discussão que destaca o risco de se criar uma resistência as bactérias quando há uma baixa exposição do organismo", conta o especialista.

Outro estudo, também da universidade da Califórnia, analisou os hábitos de higiene pessoal de cerca de 140 mulheres e percebeu que o público feminino que abusou da limpeza desequilibrou a concentração de microrganismos na vagina, aumentando o risco de vaginose bacteriana, que provoca corrimento com odor desagradável. Segundo o especialista, quando a higiene é feita na medida certa, reduzimos a quantidade de bactérias sem eliminá-las totalmente. "Dessa forma, ficamos protegidos contra infecções e permitimos que o sistema de defesa reconheça apropriadamente as bactérias, ajudando no combate", explica.

Produtos químicos de limpeza como desinfetantes, são substâncias que podem causar problemas nas peles e mucosas. Esses produtos só devem ser utilizados em situações específicas, como quando há compartilhamento de vasos sanitários e existe uma pessoa com doença transmissível por via fecal-oral, como Hepatite A ou uma diarreia aguda.

Mas entre as principais áreas de limpeza, a higienização das mãos é a mais importante de todas, seguida pela higiene oral. "O álcool gel também ajuda na higienização das mãos, mas não substitui a água e o sabão quando existe sujidade evidente na pele. Ele é particularmente útil quando não temos pia próxima", finaliza.


Comente

Assuntos relacionados: saúde higiene limpeza