Evite o uso do cotonete

evite o uso do cotonete

O dano mais comum à saúde do ouvido segundo o otorrinolaringologista Reinaldo Yazaki é o acúmulo de cera, que impede que os sons cheguem ao nosso tímpano. O que, segundo o especialista, pode ser prevenido se o indivíduo deixa de usar o famoso cotonete.

Usar cotonete faz mal à saúde do ouvido. "Outro possível dano, além de otites é a infecção, que acontece no canal do ouvido ou depois do tímpano, onde o pus pode dar coceira, dor, surdez, ardor, secreção purulenta, odor e até a paralisia dos músculos da metade do rosto", descreve Yazaki.

O excesso de limpeza da entrada do ouvido pode causar coceira intensa nos ouvidos. Ao invés de retirar a cera, o cotonete pode empurrá-la mais para dentro. Outro fato é que a cera não é uma sujeira, mas sim uma espécie de proteção. Mas, o quadro mais grave que pode acometer o ouvido é a perfuração do tímpano e até a surdez súbita e parcial.

"É bom ser tratada a tempo, no entanto, infelizmente não é o que acontece. Os pacientes chegam ao especialista já com dias de quadro, quando o estado está pior. Por isso, busque o otorrinolaringologista se sua audição se alterou de forma súbita", aconselha o especialista.

A melhor forma de retirar limpar os ouvidos é com a ponta de uma toalha limpa e apenas onde o dedo alcançar.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde tímpano surdez ouvidos cera cotonete