Evitando a Infecção Urinária

Evitando a Infecção Urinária

As infecções urinárias são provocadas por bactérias que chegam às vias urinárias pela uretra. Você pode ter uma infecção leve, que afeta a bexiga, ou mais grave, que envolve o rim. Há formas de evitar a infecção urinária:

1. Tome líquido regularmente, o ideal é beber 1,5L a 2L de água por dia. Mas deve se respeitar as indicações devido à sua atividade e ao clima da sua cidade.

2. Faça sua higiene genital no sentido da vagina para a região anal. Use ducha do chuveiro ou bidê, mas não em excesso, já que poderia provocar irritações na zona genital.

3. Use sabonetes neutros. Escolha os que não têm perfumes nem essências artificiais.

4. Use roupa íntima de algodão, troque-a diariamente e lave-a a mão com sabão neutro.

5. Lave as mãos antes e depois de urinar.

6. Não retenha urina. Vá ao banheiro sempre que sentir vontade (não "apertar" a urina).

7. Urinar antes de dormir.

8. Durante a menstruação, troque os absorventes com alguma frequência porque o sangue ajuda a multiplicar a bactéria e fungos.

9. Se você usar absorventes internos, troque-os regularmente e mantenha o fio sempre para frente. Lave bem as mãos antes de colocá-los.

10. Urine e faça a higiene íntima logo após uma relação sexual.


11. Troque a camisinha se tiver uma relação sexual anal e, depois, vaginal.

Por Dra. Maria Cecilia Hessel Lopes, ginecologista/obstetra. Título de especialista ( TEGO) 0674/2004. Especialização em Endócrino-Ginecologia pela USP. Pós graduação em Sexualidade Humana pela USP, MBA Executivo da Indústria Farmacêutica pela FGV/ SP, Especialização em Pesquisa Clínica pela INVITARE- SP.

Comente