Estudo aponta que emagrecer melhora a memória

Estudo aponta emagrecer melhora a memória

A Kent State University, nos EUA, publicou estudo que aponta que emagrecimento e boa memória têm relação. A pesquisa sugere que a redução de estômago pode ocasionar melhora na memória e na capacidade cognitiva dos pacientes.

A universidade testou a memória de pessoas que passaram por cirurgias de redução de estômago 12 semanas após o procedimento. A pesquisa mostrou que a memória destas pessoas melhorou muito.

O estudo que será publicado no Journal of the American Society for Metabolic and Bariatric Surgery realizou testes com 150 pessoas, dentre elas 109 passaram por cirurgia bariátrica e 41 eram obesos. O desempenho cognitivo foi testado quatro vezes, um teste antes da operação e outros três depois.


Uma explicação para isso seria que junto com o sobrepeso vem a pressão alta e diabetes, por exemplo, e prejudicam o desempenho do cérebro. Emagrecendo, o cérebro funciona melhor. Agora os pesquisadores estudam se o efeito tem o mesmo resultado em pessoas que emagrecem sem cirurgia. Eles acreditam que o resultado será semelhante.

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: saúde emagrecer bem estar dieta dukan