Escovar os dentes com chocolate?

Escovar os dentes com chocolate

Uma universidade americana quer provar que é possível escovar os dentes com chocolate num futuro não muito distante. O fluoreto de cacau poderá futuramente ser aplicado à proteção do esmalte dos dentes, mas ainda não tem eficácia comprovada. Especialista dá dicas para você consumir o chocolate em harmonia com a saúde da sua boca.

Escovar os dentes com chocolate é uma novidade ainda em teste.Um estudo em desenvolvimento na Universidade de New Orleans, nos EUA, aponta ser possível que no futuro possamos usar o fluoreto de cacau nas escovações, pois o pó seria capaz de proteger o esmalte dos dentes e ser aplicado nas pastas de dente.

A Dra. Renata Cavassa, especialista em cirurgia Buco Maxilo Facial, reabilitação Oral e implantodontia afirmou que o estudo tem caminhado para comprovar a eficácia."O estudo já está sendo realizado em animais. Entretanto, demorará cerca de quatro anos para ser testado nos seres humanos. Por isso, enquanto não se comprova esta nova faceta do chocolate, devemos nos cuidar, principalmente com a chegada das estações mais frias, quando o consumo aumenta consideravelmente", lembrou Renata.


A dentista lembra ainda que após a ingestão de chocolates os cuidados com a boca devem ser redobrados e evitar comer chocolate antes de dormir é uma das dicas que ela dá. "A ingestão de alimentos ricos em sacarose aumenta muito o risco de cáries. Por isso, o ideal é ingerir o chocolate sempre após as principais refeições e escovar os dentes até 15 minutos depois para evitar a formação de placa bacteriana", afirmou. Optar por chocolates com versão menos açucaradas é outra dica da especialista.

Por Catharina Apolinário

Comente