Entenda o que é lúpus

Lady Gaga revelou ter lúpus mas não possui sintoma

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico. O lúpus pode manifestar-se sob a forma cutânea (atinge apenas a pele) ou ser generalizado.

Neste caso, atinge qualquer tecido do corpo e recebe o nome de lúpus eritematoso sistêmico. Uma a cada duas mil pessoas possui esse problema, sendo mais comum em mulheres negras e latinas.

Estudos recentes mostram que fatores genéticos e ambientais estão envolvidos no aparecimento das crises lúpicas. Entre as causas externas, destacam-se a exposição ao sol, o uso de certos medicamentos, alguns vírus e bactérias e o hormônio estrógeno, o que pode justificar o fato de a doença acometer mais as mulheres em idade fértil do que os homens.

Doença que pode atingir qualquer pessoa, incluindo famosos, como o cantor londrino Seal, a cantora Lady Gaga revelou em entrevista no ano passado, também possuir lúpus, apesar de não ter nenhum sintoma e manifestação da doença. Ela passou por exames recentemente, já que o lúpus é genético e existem casos em sua família.

Apesar de não ter sinais do lúpus, a artista disse ter propensão a desenvolvê-lo, o que exige cuidados especiais para a vida toda.

Segundo os médicos, o lúpus não tem cura, embora exista tratamento, com o uso de antiinflamatórios.

Existem alguns critérios para o diagnóstico do lúpus. A manifestação pode ocorrer por pequenas feridas recorrentes na boca e no nariz; manchas na pele, lesão avermelhada e descamativa com o formato de asa de borboleta, que surge nas laterais do nariz e prolonga-se horizontalmente pelas faces entre outras anormalidades.


As maiores recomendações para pacientes com lúpus são a de evitar a exposição ao sol e usar protetores solares o dia todo; evitar o uso de anticoncepcionais e o consumo de ácool, cigarro e outras drogas.

Existe um fórum brasileiro para portadores da doença compartilharem ideias e informações a respeito do assunto: http://lupus.realmsn.com/

Por Jessica Moraes

Comente