Emagrecer resolve todos os seus problemas?

Emagrecer resolve tudo

"Quando eu emagrecer vou ficar linda, conseguir o trabalho dos meus sonhos e o marido também". Pode parecer uma frase bastante sonhadora, mas o pensamento é bem comum entre pessoas que estão muito acima do peso durante um processo de emagrecimento. Em um primeiro momento pode parecer um estimulo para o difícil caminho, mas e quando a pessoa chega ao peso ideal e não consegue os outros objetivos dos sonhos?

A coordenadora do núcleo de psicologia do SPA Sorocaba, Mabel Novello explica que isso faz com que a pessoa viva uma frustração e isso normalmente gera dois tipos de consequencias: ou volta a engordar ou acarreta alguma compulsão, por exemplo por plásticas ou então vigorexia. "A pessoa pode passar a se olhar o espelho e se ver gorda. Achar que não está realmente bem, mesmo estando com o corpo em dia".

De acordo com Mabel o problema acontece muito porque quem desenvolve esses distúrbios geralmente não busca tratamento. "Não vê como doença. Pelo contrário, acha que está malhando, fazendo dieta e por isso está fazendo um bem para sí mesmo e não percebe que se tornou exagerado".

A psicóloga destaca que uma pessoa que sempre foi obesa e está em um processo de emagrecimento precisa tanto de uma ajuda psicológica quanto precisa de um nutricionista ou educador físico por perto. "Ela está acostumada a ser gorda e quando a gordura vai embora sobra a essência. Ela precisa saber o que fazer com tudo isso".

Mabel conta que é bastante comum ouvir de seus pacientes frases como "quando eu emagrecer eu vou fazer isso ou aquilo" e ela conta que é importante que a pessoa encare de forma diferente. Fazer o que quer como aulas de dança, jogar futebol, etc e isso vai ajudar a pessoa a emagrecer e descobrir o que gosta de fazer.


"Muitos pacientes que atendo tem comer como a única felicidade da sua vida. Quando fazem regime eles praticamente perdem esse prazer, então é necessário modificar a vida para conseguir viver bem".

Por Larissa Alvarez

Comente