Emagrecer: relação entre peso e saúde

Emagrecer relação entre peso e saúde

Foto: reprodução/ Corbis

Qual é o seu peso ideal? Certamente, ao começar uma dieta, o primeiro passo é estabelecer uma meta de quantos quilos pretende emagrecer e em quanto tempo, certo?

Porém, muitas vezes não é levado em consideração um fator essencial: será que esse peso é mesmo o ideal para você? Estar com o seu IMC (Índice de Massa Corporal) em dia e saúde caminham realmente juntos? E como perder peso de maneira saudável?

A partir dessas questões, que deverão ser avaliadas por especialistas, a dieta poderá tomar um rumo diferente e os quilos ficarão em segundo plano.

A avaliação médica é muito importante em todos os casos, pois irá revelar itens que a balança não indica: sintomas para diversas doenças como anemia, colesterol alto, diabetes, entre outras. Portanto, má alimentação e sedentarismo não levam a uma vida saudável, por mais que o peso esteja em um patamar considerado normal.

Outra questão importante é que cada organismo é diferente e cada pessoa tem um biotipo físico. Por isso, várias pessoas podem ter o mesmo peso e este estar distribuído de forma completamente diferente. Logo, não adianta querer o corpo igual ao da Gisele Bündchen se você tem quadril largo, coxas grossas e peitão. Por isso, nem tudo se resume aos quilos perdidos e muito menos ao corpo ideal sem levar as suas características pessoais em consideração.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: saúde emagrecer dieta peso quilos