É possível engravidar após fazer a laqueadura?

laqueaduragravidez

Foto - Shutterstock

A laqueadura é um processo de esterilização definitiva que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a gravidez. A cirurgia que bloqueia a passagem do espermatozoide, é simples e definitiva,mas tem chances de reversão.

Segundo o ginecologista Joji Ueno Doutor em medicina , há situações em que o procedimento é realizado com cuidados microcirúrgicos, onde as chances de reversão podem chegar a 80%.

Para isso, uma série de fatores precisam ser analisados:

- Faixa etária da paciente

- Comprimento e vitalidade dos segmentos de trompas a ser unido

- Procedimento utilizado na realização da laqueadura tubária

- Quantidade de tecido de cicatrização na região da cirurgia

- Habilidade do microcirurgião

É importante destacar que a laqueadura não interrompe a ovulação. A reversão pode funcionar melhor em mulheres mais jovens, com menos de 35 anos, e que não apresentem algum fator de infertilidade.

Para pacientes com idade superior a essa faixa etária, a fertilização in vitro (FIV) pode ser uma alternativa mais eficiente e segura.

Se você retende realizar a laqueadura, tenha certeza da sua decisão. Antes de optar pela cirurgia, vale apostar em outros métodos contraceptivos como DIU, pílulas anticoncepcionais orais ou injetáveis. O procedimento é indicadopara pessoas com hipertensão, Diabetes ou histórico de eclampsia.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: laqueadura diu gravidez