Dispositivos que corrigem a postura

Cinto e sensor ajudam a resolver o problema da má postura
correção de postura

BetterBack - foto: divulgação

A má postura é um problema que afeta boa parte da população, principalmente quem trabalha horas sentado e/ou em frente ao computador. E esse problema pode causar mal à saúde, como dores no pescoço, nas costas e até mesmo nos braços e pernas e até encurvamento da coluna.


Apesar de sabido, as pessoas esquecem de se corrigir constantemente e, para resolver isso, empresas estão criando novas tecnologias para solucionar esse mal.

A Better Back, por exemplo, que é uma empresa de San Franciso, nos Estados Unidos, desenvolveu um cinto capaz de corrigir a postura de acordo com a indicação dos médicos. 

Segundo os criadores, o cinto deve ser utilizado por apenas 15 minutos diários. Depois disso, a empresa afirma que a pessoa se "acostuma" a ficar na postura correta e a mantém ao longo do dia.

O Upright também traz o mesmo intuito, mas funciona de modo diferente. É um pequeno sensor criado ex-piloto da Força Aérea israelense, Oded Cohen, que, acoplado às costas, detecta se a pessoa está sentada de forma errada ou com a coluna curvada e vibra suavemente para indicar que a postura deve ser corrigida.

correção de postura

Upright - foto: divulgação

Ambas as criações estão em fase de captação de recursos pelo sistema de crowndfunding. Se derem certo, logo veremos elas no mercado para compra. Enquanto isso não acontece, que tal se atentar para a sua postura desde já, com algumas dicas de exercícios que você pode praticar diariamente?

Exercícios para corrigir a postura

Exercício 1

Encoste numa parede, mantenha os joelhos flexionados para que as costas estejam totalmente em contato com a parede. Mantenha a cabeça também encostada na parede, com o queixo paralelo ao chão.

Posicione os braços dobrados com a palma da mão para cima, encostando-os na parede, tendo o cuidado de não descolar a parte do meio das costas da parede. Fique parada nesta posição por 2 minutos, todos os dias. Após 1 semana de execício, deve aumentar 1 minuto, até completar 5 semanas.

Exercício 2

Deite-se no chão com as pernas abertas na largura dos ombros e braços estendidos em um “Y” sobre a cabeça. Levante o tronco do chão ao mesmo tempo em que gira externamente os ombros, deixando as palmas das mãos viradas para cima. Fique por 5 a 10 segundos e depois relaxe.

Exercício 3

Deitada sobre um colchão, apoie os pés no solo. Entrelace os dedos e eleve os braços por sobre a cabeça, esticando-os para cima ao mesmo tempo em que puxa os pés para baixo (direções e sentidos opostos dos membros). Mantenha-se nessa posição por 10 segundos.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: postura