Diferenças entre a dengue, zika vírus e chikungunya

Dra. Raquel Muarrek, infectologista do Hospital São Luiz Morumbi, explica quais são as características que identificam cada uma das doenças

Mosquito Aedes - Foto - Reprodução

Embora transmitidas pelo mesmo agente, o mosquito Aedes aegypti, doenças como dengue, chikungunya e zika podem ser facilmente confundidas, já que parte de seus sintomas são parecidos. No entanto, algumas diferenças sutis podem indicar o quadro clínico correto. Dra. Raquel Muarrek, infectologista do Hospital São Luiz Morumbi, explica quais são as características que identificam cada uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.


Quais são os sintomas da dengue?

Os primeiros sintomas da doença são febre alta (39° a 40°) de início abrupto com duração de até 48h, podendo estar associada a dor de cabeça, dor muscular, dor na barriga, presença de manchas vermelhas no corpo, náusea, sinais de desmaio e dificuldade na ingestão de líquidos. Há chances do quadro evoluir para choque hemorrágico (perda aguda de sangue).  

Quais são os principais sintomas do zika vírus?

Na maioria das vezes a infecção por Zika é assintomática. Somente 18% das pessoas infectadas apresentam sintomas, que são: febre baixa, manchas vermelhas na pele, vermelhidão nos olhos, conjuntivite e dor de cabeça.  

Quais são os sintomas da chikungunya?

A doença começa de forma súbita com febre alta, geralmente acima de 38,5ºC, e dor articular intensa. As articulações que costumam ser mais afetadas são: falanges, tornozelos, pulsos e até joelhos, ombros e colunas. Manchas vermelhas na pele e inchaço também estão entre os principais sintomas. 

Existe uma diferença significativa entre o zika vírus e a dengue?

O zika vírus não costuma afetar as plaquetas sanguíneas, o que é comum em casos de dengue, de acordo com a Dra. Raquel Muarrek, infectologista do Hospital São Luiz Morumbi. Outra diferença é o risco de hemorragia - sinal preocupante em pacientes diagnosticados com dengue, porém no zika.

O quadro abaixo exemplifica quais são os principais sintomas e sua incidência em cada doença:

Foto - Divulgação

Comente