Dieta de destoxificação

conheça a dieta de destoxificação

A dieta de destoxificação é bem diferente (tanto em qualidade como em quantidade) dessas dietas da moda que preconizam a desintoxicação (eliminação de toxinas do organismo), já que tem base científica fundamentada em pesquisas.

Segundo a nutricionista Andréia Naves, essa dieta só é aplicada após uma análise nutricional detalhada, composta por histórico de saúde e doença, avaliação do consumo alimentar, avaliação antropométrica e avaliação de todos os sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

O estilo de vida atual expõe o organismo humano a diferentes tipos de toxinas diariamente, exigindo um ótimo processo endógeno de desintoxicação. Além dessas toxinas ambientais, diversas substâncias presentes nos alimentos também podem agir da mesma forma, tais como agrotóxicos, hormônios e substâncias alergênicas.

"Considerando que os hábitos alimentares se perpetuam ao longo dos anos, em alguns momentos da vida pode ser necessária a aplicação da dieta de destoxificação. Porém, essa dieta deve obrigatoriamente ser individualizada e supervisionada por um profissional nutricionista capacitado, que tenha profundos conhecimentos sobre Nutrição Funcional", observa a especialista.

É importante destacar que essa conduta nutricional tem como objetivo retirar da alimentação diária os principais alimentos que podem ser prejudiciais para o indivíduo, como por exemplo, carne vermelha, açúcares, laticínios, alimentos industrializados ricos em aditivos químicos, incluindo alimentos enlatados, embutidos e refinados, além de refrigerantes e sucos artificiais.

Em contrapartida, diversos outros alimentos são incluídos na dieta diária, tais como arroz integral, sucos naturais, muitas frutas, saladas variadas cruas, legumes cozidos, diferentes tipos de leguminosas, ovo, entre outros. "É fundamental também uma adequada ingestão de líquidos, já que a maioria das reações químicas do metabolismo orgânico ocorre em meio aquoso", acrescenta.


Além disso, é o nutricionista quem irá determinar o tempo de duração da dieta, supervisionando e orientando a alimentação após esse período, fazendo a reintrodução gradual dos alimentos retirados, acompanhando os sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Dessa forma, a dieta de destoxificação, quando seguida adequadamente, promove importantes efeitos benéficos à saúde.

Por Jessica Moraes

Comente