Dicas para se hidratar nos dias mais quentes

Saiba a importância da hidratação em dias de calor
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As altas temperaturas em várias cidades do Brasil já apontam que o verão está perto. Mas bem antes da estação mais quente do ano chegar de fato, a população tem vivido dias de muito sol e calor! Para não ter problemas maiores, alguns cuidados com a saúde são extremamente importantes.

Com o calor excessivo, perde-se muito líquido pela transpiração, por isso deve-se beber muita água durante todo o dia, principalmente os idosos, que esquecem de se hidratar. Pessoas com diabetes devem tomar cuidado com sucos naturais e, principalmente, com a água de coco, pois pode alterar a glicemia, por conter frutose.

Usar calçados e  roupas leves,  não sair em horários de sol muito forte, evitar lugares abafados e usar sempre protetor solar são algumas dicas que ajudam a enfrentar o calor de maneira mais saudável.

Além da água, o suor contém também os eletrólitos sódio, potássio, cloro e magnésio, conhecidos como “sais minerais”. Há relatos de sudorese de até 3 litros/hora, que não são sustentadas pelo corpo humano por muitas horas.

Durante  exercícios intensos, o suor pode chegar de 10 a 15 litros/24 horas. Assim, em condições extremas de exercício, deve-se ingerir em torno de 200 ml de água a cada 15 ou 20 minutos.

A sede é um sinal um pouco “atrasado” de que o corpo precisa de água, significando já uma leve desidratação. Havendo disponibilidade de água ou líquidos, deve-se ingeri-los em grande quantidade, obviamente sem exagero, durante exercícios intensos. Com essas dicas importantes, seu corpo e sua pele vão estar preparados para enfrentar os dias mais quentes do ano!


Por Vila Mulher

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