Dicas para prevenir o mau hálito

mal hálitohigiene bucal

Foto - Shutterstck

O mau hálito, que também é conhecido como halitose, é, sem dúvida, causa de constrangimento, já que muitas pessoas notam e ficam sem jeito para falar para o indivíduo que sofre com o problema. O portador, por sua vez, nem sempre consegue perceber o odor que exala. No Brasil, estima-se que 30% da população sofre de alguma forma mau hálito crônica.

Sabe-se que ao acordar é normal as pessoas terem mau hálito, que ocorre em decorrência do acúmulo e decomposição de células que revestem a boca e também por causa da diminuição da salivação que acontece ao descansar.

Entretanto, ao tomar o café da manhã e fazer a escovação dos dentes, é normal que o mal hálito desapareça. Por isso, caso ela persista, o necessário é procurar ajuda para tratá-la.

"No geral há mais de 50 causas que podem ser identificadas para a alteração do hálito, desde fatores bucais e não orais, há fisiológicos ou patológicos.O problema pode variar durante o período do dia e com a idade da pessoa", explica o dentista especialista em saúde bucal, Dr. Sérgio Kignel.

O que pode provocar o mau hálito?

Cáries;

Doenças na gengiva;

Higiene oral inadequada;

Frequente formação de saburra lingual e placas dentárias (geradas pela falta de escovação);

Doenças do fígado;

Tabagismo;

Deficiência de vitamina A e D;

Perturbações do sistema gastrointestinal;

Diabetes;

Intestino preso;

Estresse.

Além disso, bebidas alcoólicas e vários alimentos, principalmente os que apresentam excesso de gordura animal e proteína, podem contribuir com o surgimento do problema.

Como evitar o mau hálito?

Em primeiro lugar, deve-se manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes com frequência, principalmente após as refeições, sem esquecer-se de usar o fio dental, fazer bochecho e higienizar a língua. Esse tipo de limpeza ajuda a evitar as bactérias que são a principal causa do mau hálito", explica Kignel.

Outras providências que podem ser tomadas são beber água, ter uma dieta balanceada com alimentos fibrosos e evitar ficar muito tempo em jejum, além de procurar não consumir comidas com odor carregado, como cebola e alho.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: mau hálito escovar dentes