Dicas para passar o fim de ano sem dor nas costas

Para quem já tem problemas na coluna, simples atividades podem piorar a situação. Saiba como evitar dores
dor-costas-fim-de-ano

Foto - Shutterstock

Montar a árvore de Natal, carregar compras, fazer longas viagens de carro. Estas são algumas das atividades comuns no fim do ano que, se feitas com a postura inadequada, podem provocar dores na parte posterior do tronco.

O fisioterapeuta Rafael Bonaparte, listou o que fazer para que a rotina desse período não cause problemas na coluna.  

Ao montar a árvore de Natal

“As pessoas costumam ficar muito tempo agachadas ou, pior, de pé, abaixando para pegar algo no chão. Ficar com a coluna dobrada por longos períodos pode causar problemas na região lombar”, afirma o Dr. Rafael. A sugestão é encontrar uma posição que não sobrecarregue as costas, como apoiar um dos joelhos no chão e dobrar o outro à frente para fazer o contrapeso ou sentar no chão mantendo a coluna reta.

Fazendo compras 

Caminhar por longos períodos, pegar filas e carregar as compras. É possível fazer tudo isso sem sofrer de dor nas costas no fim do dia. Nas filas, a postura correta deve ser mantida distribuindo o peso do corpo igualmente entre as pernas, elevando levemente o peito e contraindo a musculatura do glúteo.  

Na hora de segurar as compras, a recomendação é carregar pouco peso e usar uma mochila passando as duas alças pelos ombros.

Carregando malas

 “Quando nos abaixamos com o joelho esticado para pegar a bagagem, o peso que recai sobre as costas é cinco vezes maior que o do objeto”, alerta o Dr. Rafael. 

Para não machucar a coluna, a dica é flexionar os joelhos, ao invés de dobrar a coluna para se abaixar. 

Engarrafamentos e viagens de carro 

Segundo o fisioterapeuta, o ideal é que o encosto do banco esteja para frente, o mais reto possível e que alongamentos sejam feitos de hora em hora. “A cada parada, uma sugestão é fazer o movimento de extensão de tronco: de pé, a pessoa coloca as mãos na região lombar e curva as costas para trás. Dez repetições evitam aparecimento de dores”, ensina o Dr. Rafael. 


Comente

Assuntos relacionados: coluna dores nas costas