Dicas para manter a boa postura

Mantenha a boa postura no dia a dia

Difícil manter uma postura adequada no dia a dia? Mas é preciso ficar atenta, afinal, ter uma boa postura não serve apenas quando se está em público. Essa é uma medida de saúde que precisa ser tomada sempre, evitando problemas na coluna e dores nas costas.

Por essa razão, você pode tomar alguns cuidados diariamente, dentro de casa. Ao realizar as tarefas domésticas, evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado se estiver em pé. Em atividades como passar roupa, por exemplo, a mesa deve ter a altura suficiente para que a pessoa não se incline.

Se for preciso elevar um peso acima da cabeça, isso agredirá tanto a cervical quanto a lombar. Deve-se, portanto, apoiar o peso no corpo e subir em uma escada ou banquinho para depositá-lo adequadamente.

Ao erguer um peso, abaixe-se flexionando os joelhos até em baixo sem curvar a coluna. Se o objeto for volumoso e pesado leve-o junto ao tronco. Se possível, coloque o peso em um carrinho e empurre-o, ao invés de carregá-lo.

Ao trabalhar agachada procure flexionar os joelhos mantendo as costas retas. Se for possível, apoie uma das mãos em um dos joelhos.

Outras alternativas são ajoelhar-se sobre uma das pernas e apoiar o tronco sobre a coxa, alternando entre uma perna e outra ou sentar em um pequeno banco.

É preciso também tomar precauções na hora de dormir. Escolher um bom colchão - o semi-rígido ou de espuma é o mais indicado já que distribui uniformemente o peso do corpo -, um bom travesseiro e ficar atento a postura na própria cama.

Se você dorme de barriga para cima, use travesseiros embaixo dos joelhos. Ao dormir de lado, use um travesseiro entre as pernas dobradas. Não durma de lado com as pernas estendidas.

Dormir de bruços não é recomendável, mas para quem não consegue, uma opção é não usar o travesseiro na cabeça e sim embaixo da barriga - isso diminui a nossa curvatura lombar que fica prejudicialmente aumentada nessa posição.

leia também


Ao sentar, encoste-se completamente nas costas do sofá ou da cadeira, evite esparramar-se. Lembre-se que manter a coluna reta é sempre melhor do que deixá-la inclinada, em qualquer situação, seja em frente ao computador, assistindo a TV ou fazendo a refeição.

Por Jessica Moraes

Comente