Dicas para hidratar-se no verão

Veja algumas dicas para preservar sua saúde na estação
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Aproximadamente 65% do nosso corpo é composto por água. Ela ajuda a regular a temperatura corporal, a transportar nutrientes e oxigênio para as células, dentre vários outros processos.  Com as altas temperaturas do verão, eliminamos não só água, mas também, sais minerais do nosso corpo, seja pelo suor, urina ou até mesmo pela respiração.

Por isso a hidratação é tão importante, pois ela repõe tudo que vai se perdendo ao longo do dia. A nutricionista da Clínica Speciale e academia Alta Energia Savassi, Andrezza Fernandes, afirma que alguns alimentos, como frutas e vegetais, também tem papel importante na hidratação.

Abacaxi, melancia, morango, tomate, pepino, acelga, espinafre, alface são alguns exemplos de alimentos ricos em água. “Os alimentos repõem não só a água, mas também os minerais, hidratando e nutrindo o organismo. Devemos aproveitar o verão para melhorar o consumo de vegetais, pois durante a estação é muito mais saboroso ingerir saladas”.

Entretanto, apesar de alguns alimentos reporem o que foi perdido, a água deve continuar sendo a principal fonte de hidratação durante o dia, pois ela hidrata, limpa e não possui calorias. 

“Os sucos também hidratam, mas se consumidos em excesso, podem levar a um aumento de peso, devido ao teor de açúcar presente nas frutas. Já a água de coco, por ser rica em sais, deve ser consumida com cautela, principalmente por pessoas hipertensas, pois ela pode elevar a pressão arterial se consumida em demasia. Os chás também devem ser consumidos com cuidado, pois eles carregam os efeitos das ervas”.

Na hora da atividade física, principalmente nos dias mais quentes, o corpo perde muita água através do suor. Se não houver reposição, a pessoa se desidrata e acaba prejudicando a saúde. O suor em excesso causa a perda de eletrólitos, que é uma combinação de sódio e potássio, entre outros nutrientes. 

“O ideal para hidratar durante o treino é a água mesmo. Entretanto, dependendo da intensidade e tipos de exercícios, somente a água pode não ser suficiente para repor a hidratação”, conta Paulo Henrique da Silva, personal trainer da academia Alta Energia, unidade Mangabeiras.

De acordo com o personal, no caso de atividades superiores a uma hora de duração, a ingestão de isotônicos, também chamados de bebidas esportivas são ideais, pois são ricas em vitaminas e sais minerais. “O isotônico repõe sais minerais e carboidratos perdidos por pessoas e/ou atletas que praticam exercícios de alta intensidade. Ele não é recomendado para indivíduos que não praticam exercícios, principalmente os que sofrem de doenças renais, cardíacas e hipertensão, pois contém muito sódio”, finaliza.


Por Vila Mulher

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