Dicas para evitar a lombalgia

Dicas para evitar a lombalgia

As lesões que mais afetam os esportistas e também os profissionais que exercem atividades que exigem esforços físicos são aquelas de esforço repetitivo, como a lombalgia. A dor atinge pessoas que andam muito ou carregam peso em excesso, sobrecarregando a coluna.

O Doutor em ortopedia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Rogério Teixeira da Silva, ressalta os fatores que levam a lombalgia e dá dicas para evitá-la. "Existe uma série de fatores de risco que podem aumentar as chances de uma pessoa ter lombalgia como a genética, sedentarismo, má postura, excesso de peso, entre outros. Essa enfermidade pode ser identificada pelas dores que afetam a região inferior da coluna vertebral, com intensidade progressivamente aumentada e agravada pela mobilidade, além das contrações musculares", completou o especialista.

O Vila Equilíbrio traz dicas do profissional para evitar a lombalgia:

- Antes de iniciar uma dura carga de trabalho ou uma longa caminhada, fazer alongamentos que estimulem a flexibilidade do corpo;

- Ter postura adequada quando estiver em pé: pés ligeiramente afastados, joelhos levemente flexionados e coluna reta;

- Manter as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;

- Praticar exercícios que fortaleçam a coluna, como abdominais;

- Fazer pequenas pausas no trabalho de hora em hora;

- Utilizar sapatos baixos, com solas mais grossas, pois absorvem impactos;


- Escolher bolsas com alças mais longas, de maneira que a alça fique cruzada nos ombros e, quando andar por longas distâncias carregando-a, revezar os lados para não haver sobrecarga;

- Quando carregar alguma criança, ou peso excessivo, faça isso com as duas mãos, equilibrando o que carrega junto ao corpo.

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: saúde lombalgia bem estar

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?