Dicas para controlar a hipertensão

Dicas para controlar a hipertensão

Nesse Dia Nacional da Hipertensão trouxemos algumas dicas de hábitos que podem ajudar a controlar a pressão arterial e ter uma maior qualidade de vida.

A hipertensão é uma doença crônica que não tem cura, onde o paciente tem a tendência de permanecer com a pressão mais alta do que o normal. Mas hábitos de vida saudáveis podem implicar em pequenas mudanças que afastam essa doença silenciosa.

Um deles é a caminhada. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes.

Atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

Reduza (não elimine) o sal. O excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Além disso, hoje existe uma boa substituição: o sal diet pode ser útil na dieta do hipertenso, substituindo parte do cloreto de sódio pelo cloreto de potássio - e nisso, ele é duplamente benéfico, por reduzir o sódio e por adicionar potássio, sendo esse último um elemento muito importante na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial.

Mais dicas:

Perca peso - O acúmulo de gordura na cintura tem grande influência na hipertensão. O indicador é sinal de alerta quando as medidas ultrapassam 102cm para os homens e 88cm nas mulheres, pois essa gordura abdominal duplica as chances de hipertensão, infarto e diabetes.

Beba com moderação - A redução da ingestão de álcool também auxilia o controle da pressão arterial, porém não é necessária a abstinência, mas evite passar da conta.

Não fume - O tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente, além de comprometer toda a sua saúde a longo prazo. Parar de fumar é fundamental, porque a nicotina do cigarro aumenta a pressão arterial.


Evite se estressar - o estresse desencadeia a hipertensão e doenças do coração. Nestes casos, o tratamento é uma mudança radical na rotina e na alimentação. As dicas dos especialistas são controlar s emoções e procurar incluir atividades relaxantes na sua rotina.

Monitore sempre seu coração - Avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

Por Jessica Moraes

Comente