Dicas para carregar cada tipo de bolsa

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A nossa indispensável bolsa, é um acessório que exige muito cuidado. Para não sobrecarregar as costas e assim provocar lesões, é preciso evitar carregar muitos objetos. A bolsa deve ser leve , e sempre devemos alternar os lados ao leva-la.

Uma assimetria séria e o esqueleto, que só funciona quando os dois lados do corpo estão em equilíbrio, pode começar a dar sinais de problemas como dores no nervo ciático, torcicolo, dores lombares, cefaléia, bico de papagaio entre muitas outras doenças.

Segundo o quiropraxista Jason Gilbert, dezenas de mulheres apresentam problemas decorrentes do uso de bolsas pesadas. "As mulheres precisam aliar elegância e conforto", comenta o especialista.

Confira algumas dicas importantes para modelos diferentes de bolsas:

Bolsa de mão- bolsa carteira:

Segurar a bolsa em forma de pinça ou com flex de punho, gera sobrecarga no oponente do polegar, flexores de dedos e punho, podendo resultar em tendinite. A dica é sempre optar por modelos com alça e é importante lembrar que peso nesse tipo de bolsa está proibido!

Bolsa antebraço

Aqui o cotovelo precisa ficar fletido o tempo todo contra a lei da gravidade e contra o peso da bolsa. Além da tensão dessa musculatura, o uso constante pode causar tendinite de bíceps e lesões no ombro. Uma dica é alternar o uso com o ombro.

Bolsa de ombro

Neste caso, precisamos elevar os ombros levemente para que a bolsa não escorregue e caia, principalmente se estiver pesada. Isso gera tensão no trapézio (músculo entre ombro e pescoço) e dor na região. A dica é usar esse tipo de bolsa apenas para períodos/trajetos curtos.

Bolsa transversal

Das opções apresentadas até agora, este é o melhor modelo. A bolsa não escorrega com facilidade, logo não precisamos contrair o trapézio para elevar os ombros como no modelo anterior, mas o uso frequente com sobrecarga pode comprimir os nervos que vão do pescoço para as mãos, gerando dormências e formigamentos. A dica é evitar o peso e alterar o lado frequentemente.

Mochila

A mochila é a melhor opção, pois além de dividir o peso nas duas alças ainda deixa parte da carga nas costas, região capaz de suportar mais peso. Não alterar a postura durante seu uso, não ultrapasse 10% do peso corporal e nunca use com apenas uma alça.


Por Vila Mulher

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