Dia Nacional de Combate ao Câncer: cardápio preventivo

Dia Nacional de Combate ao Câncer cardápio prevent

Foto: Dreamstime

O dia 27 de novembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data vem propiciando formas de ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção do câncer. E o Vila Equilíbrio traz dicas de um especialista para prevenir o câncer. Qualidade de vida, boa alimentação e exercícios físicos são fundamentais na prevenção da doença.

O gastroenterologista e cirurgião oncológico Dino Altmann afirma que a prevenção é conquistada com boa qualidade de vida em todos os sentidos. Ele indica exercícios físicos e uma dieta saudável e balanceada. De acordo com o especialista, as medidas preventivas são aquelas fundamentais para qualquer vida saudável, como adotar dieta balanceada, evitar consumo de álcool, fumo e outras drogas, combater o sedentarismo e a obesidade.

O especialista lembra que fumantes possuem mais chances de desenvolver a doença, mas esses formam apenas um dos grupos de risco. "Como aqueles com histórico familiar de câncer ou que já sofrem de pancreatite crônica ou de diabetes melitus, ou que foram submetidos a cirurgias de úlcera no estômago ou duodeno", lembrou.

Dieta balanceada

Segundo o especialista, uma alimentação rica em fibras (frutas frescas e secas, verduras, legumes, saladas, aveia, cereais) e pobre em gorduras animais é o ideal. "Deve-se evitar carnes vermelhas como maior teor de gordura, queijos amarelos, creme de leite e gema de ovo. Dê preferência a peito de frango, peixes, leite desnatado, queijo branco, ricota, cottage e iogurte. E evite, sempre que possível, açúcar e doces", disse.

O médico recomenda também o consumo de alimentos que contenham substâncias antioxidantes, como chá verde, uvas roxas, amoras, frambroesas e vinho, que contém catequinas que podem prevenir tumores, assim como o brócolis, que produz uma substância antioxidante chamada glutation, que ajuda a manter as artérias permeáveis ou desobstruídas.

Alimentos vermelhos como tomate, goiaba vermelha, melancia, cerejas, pimentão vermelho, açafrão e páprica contém antioxidantes como os flavonoides e o licopeno. "Esses alimentos, juntamente com os ácidos graxos monoinsaturados, como o azeite de oliva e isoflavonas da soja, atuam na prevenção de tumores, particularmente os de mama, próstata e intestino", afirmou.

O médico ainda lembra que para melhorar a imunidade o ideal é utilizar óleos vegetais de girassol, soja e milho, comer muitos vegetais e peixes de água fria, como o salmão, arenque, bacalhau, cavala e truta.

Outras dicas do Dr. Dino Altmann

- O café da manhã deve ser a principal refeição do dia.

- Coma diariamente mamão, banana, cenoura, tomate, e tome suco de laranjas.

- Tome sempre muito líquido durante o dia, como sucos (laranja, limão, maçã, pêssego, pera, abacaxi e acerola), chás e água.

- Habitue-se a tomar chás de frutas, ervas e chá verde. Podem ser digeridos frios ou quentes.

- Frutas, de maneira geral, e banana em particular (rica em eletrólitos como potássio e micronutrientes), além de frutas secas e castanhas (caju, nozes, avelãs, amêndoas) devem ser consumidas a qualquer hora e com bastante frequência.

- Tome uma taça de vinho tinto (uma só) ou suco de uvas diariamente.

Sugestão de cardápio (consumir alternadamente)

Café da manhã: suco de laranja, chás de frutas ou ervas, frutas frescas ou secas, müsli ou cereais, iogurte, leite desnatado ou de soja, mel, geleias, pães (centeio ou integral) torradas, queijos (de preferência branco), fatias de peru, clara de ovos.

Lanche da manhã: frutas, iogurte, leite ou suco s de soja, biscoitos, sanduíches de pão integral com queijo branco, peru, frango, presunto, tomate, geleias, mel.


Almoço: frango, peixe, legumes, verduras, saladas, massas, arroz, feijão ou grãos, batatas, sucos e frutas na sobremesa.

Lanche da tarde: frutas, sucos, chás de frutas ou ervas, biscoitos, barras de cereais.

Jantar: frango, peixe, legumes, verduras, saladas, massas, arroz, feijão ou grãos, batatas, sucos, e frutas na sobremesa.

Por Catharina Apolinário

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