Dia Nacional da Mamografia: diagnóstico precoce salva vidas

Dia Nacional da Mamografia diagnóstico precoce sal

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano.

Por essa razão que foi criado o Dia Nacional da Mamografia, todo dia 05 de Fevereiro. A data tem o objetivo de mostrar a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama.

A mamografia é o único exame capaz de detectar o câncer de mama em estágio inicial, segundo a presidente e psico-oncologista do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz. "São mais de 30 mulheres por dia recebendo o diagnóstico de câncer de mama no Brasil e grande parte dos casos se encontra em estágio avançado", completou.

Segundo Dr. Rafael Kaliks, diretor médico do Instituto Oncoguia, a detecção precoce é o melhor caminho para enfrentar o câncer de mama. "O rastreamento anual por meio da mamografia permite diagnosticar o tumor mais cedo e isso tem repercussão direta na probabilidade de cura dessas pacientes", afirmou.


O autocuidado das mamas (proposto pela Susan Komen foundation e adotado pelo Oncoguia) é composto por 4 passos fundamentais:

  • Conhecer seu risco e conversar com seu médico
  • Fazer os exames regularmente
  • Conhecer suas mamas e diante de alguma alteração procurar seu médico
  • Adotar hábitos de vida saudáveis
  • Comente