Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Personagens de telenovelas e, principalmente, o protagonista do filme "O Discurso do Rei" colocaram a gagueira em foco em 2011. Neste mês, o assunto é retomado devido ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira, comemorado em 22 de outubro. No Brasil, esse distúrbio na fala atinge um percentual elevado da população - segundo o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira é de 5%, representando mais de nove milhões de pessoas.

O problema central da gagueira consiste em uma dificuldade do cérebro para sinalizar o término de um som ou uma sílaba e passar automaticamente para o próximo. Desta forma, a pessoa consegue iniciar a palavra, mas fica parado em algum som ou sílaba até que o cérebro consiga gerar o comando necessário para dar prosseguimento ao restante da palavra.

Além dos motivos neurológicos, estudos científicos também indicam que a gagueira é causada por múltiplos fatores, entre eles o genético em que pessoas da mesma família, de diferentes gerações, carregam o gene responsável pela gagueira, que pode ou não se manifestar, dependendo da interação com os fatores sociais e psicológicos a que o individuo é exposto.

"A gagueira também pode ter como causa fatores orgânicos, como disfunções ou lesões cerebrais. Mesmo estando bastante presente no dia a dia da população, infelizmente, a disfluência é uma deficiência geralmente não levada a sério e associada à brincadeira e ao preconceito", explica Sabrina Möller Martinho, fonoaudióloga do Grupo Microsom.

Segundo a especialista, a pessoa com gagueira não possui nenhum problema na boca ou na língua, nem dificuldade para elaborar o raciocínio. "É importante ressaltar que a gagueira não está relacionada à inteligência e também não é contagiosa", salienta Sabrina.

Para o tratamento da gagueira foi desenvolvido o SpeechEasy, um pequeno e discreto aparelho utilizado na região interna da orelha, que simula o "efeito coro" - um fenômeno natural e tema de muitas pesquisas há décadas.

O "efeito coro" ocorre quando uma pessoa que gagueja fala ou lê ao mesmo tempo em que outra pessoa, reduzindo a gagueira. Por fazer a voz do usuário alcançar o cérebro com um ligeiro atraso e com um tom diferente, o SpeechEasy fornece a sensação de a pessoa estar falando ao mesmo tempo em que outro indivíduo, desencadeando tal efeito e evitando que gagueje.

O produto favorece a fluência da fala em situações cotidianas, promovendo o bem-estar e melhor qualidade de vida ao usuário. A tecnologia aplicada no SpeechEasy possibilita o aumento da fluência, no entanto, é importante ressaltar que o equipamento não é cura e sim um auxiliador no tratamento da gagueira.


Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostraram que 80% dos usuários se sentem satisfeitos com o uso do equipamento. Mais de 85% dos clientes apresentam como vantagens o aumento de confiança, liberdade e autoestima, assim como a melhora nos relacionamentos sociais e profissionais.

Por Jessica Moraes

Comente