Descansar é muito importante para a saúde

Descansar é muito importante para a saúde

Foto: reprodução/ Corbis

Com tantas tarefas no dia a dia, muitas pessoas chegam em casa e apenas uma palavra as definem: cansaço. Se você se sente assim constantemente, é sinal de que algo não vai bem. Por isso, pode parecer óbvio, mas descansar é muito importante e faz muito bem à saúde.

Os motivos podem ser os mais variados: alimentação inadequada (falta de ferro ou de vitamina D), problemas de tireoide, entre outras questões de saúde.

Mas quando essa sensação é esporádica e for causada por uma gripe mal curada, noites mal dormidas ou um dia muito atarefado, o melhor a fazer é "ouvir" o seu organismo. Sim, ele está dizendo que você precisa descansar.

Portanto, se não dormiu bem à noite e sentiu aquela vontade de cochilar por alguns minutos, respeite essa vontade do seu corpo. Se estiver fora de casa, peça um cantinho para deitar, se for possível, é claro. Ou, melhor, aproveite a hora do almoço e separe alguns minutos para relaxar o corpo. A chamada sesta, um período de 30 minutos para cochilar (muito comum na Espanha), é muito importante para preparar o organismo para as tarefas restantes.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto do Sono, a média de horas dormidas diminuiu. O estudo, que envolveu 1.000 pessoas da cidade de São Paulo, mostrou que o paulistano tem dormido em torno de 6,5 horas, bem abaixo do ideal que é entre 7 e 8 horas.


Ou seja, quando não obedecemos a uma necessidade básica do nosso organismo, como o direito a descansar, é como se estivéssemos forçando uma máquina com defeito a trabalhar. Ela não vai cumprir a sua função de forma adequada. Voltando ao nosso organismo, como adquirir energia para se concentrar no trabalho ou para estudar se abandonamos o direito que o nosso corpo tem de repor as energias gastas?

Da mesma forma, um organismo afetado por uma gripe, por exemplo, requer mais cuidados e um repouso adequado. Forçar a natureza, nesse caso, só vai piorar e retardar a cura. Descansar e dormir garantem a recuperação das energias para que a pessoa possa voltar à sua atividade cotidiana.

Por Lívany Salles

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