De olho na pele no outono

De olho na pele no outono

Com o fim do verão e começo da nova estação é hora de fazer uma avaliação na pele, principalmente em pintas, manchas e pequenas lesões.

Se você "torrou" no sol ou mesmo não se expôs nos horários mais intensos e protegeu a pele usando filtro solar, o calor invariavelmente acaba gerando uma exposição maior aos raios UVA e UVB e por isso, é sempre bom verificar e consultar um dermatologista.

Com a ajuda de um aparelho chamado dermatoscópio, o médico tem condições de observar lesões, manchas e sinais em busca de alterações que possam indicar problemas mais sérios, como o melanoma - a forma mais agressiva e letal de câncer de pele.

Quem tem a pele clara ou mais de 50 anos deve fazer revisão da pele uma vez por ano e precisa estar sempre atento a pintas ou manchas que mudam de tamanho, cor e forma, ou a lesões que não cicatrizam.

Também é importante dar atenção a sinais que aparecem em áreas de atrito constante, como as plantas das mãos e dos pés, e as unhas. Unhas com manchas verticais escuras, sem que tenha havido nenhum tipo de trauma recente no local, pedem investigação, pois pode se tratar de um melanoma.

Outra área muito ignorada é o couro cabeludo. Quem tem cabelos não passa filtro solar e a maioria se esquece de proteger a cabeça com boné ou chapéu. Escondida em meio aos cabelos, qualquer lesão pode passar meses crescendo sem ser detectada.

Você mesma pode observar a própria pele, com a ajuda de dois espelhos, um secador de cabelos ou um ventilador e um local iluminado.

- Comece examinando o rosto, especialmente nariz, lábios, boca e orelhas - frente e verso;

- Observe o couro cabeludo usando o vento produzido pelo secador de cabelos ou pelo ventilador e um espelho;

- Verifique cuidadosamente as palmas e o dorso das mãos, as áreas entre os dedos e sob as unhas, e siga até os pulsos, para examinar a parte da frente e de trás dos antebraços;

- Na frente do espelho, cheque todos os lados dos dois braços e as axilas;

- Observe o pescoço, o peito e o dorso. As mulheres devem levantar os seios para ver todos os lados;

- De costas para um espelho grande, use um espelho de mão para inspecionar a parte de trás do pescoço e dos ombros, a parte superior das costas, e outras áreas dos braços que ainda não tenha conseguido examinar;

- Ainda usando os dois espelhos, observe a região inferior das costas e nádegas e também a parte de trás das duas pernas;

- Sente-se, separe as pernas e examine os órgãos genitais. Verifique as partes da frente e os lados das duas pernas, da coxa até a canela. Cheque o tornozelo, o topo dos pés, as áreas entre os dedos e sob as unhas, terminando com as os calcanhares e as solas dos pés.

Se encontrar alguma pinta ou lesão suspeita, que tenha mudado de tamanho, cor ou forma nos últimos meses, procure um dermatologista. O mesmo vale para lesões que custam muito a cicatrizar.

Por Jessica Moraes

Comente