Cuide dos seus olhos no tempo seco

Cuide dos seus olhos no tempo seco

Com a chegada do inverno, o tempo seco torna-se presente no cotidiano da maior parte do país. A ausência de chuva por longos períodos diminui consideravelmente a umidade do ar e, com isso, pode provocar alguns problemas de saúde como o ressecamento dos olhos.

As sensações de irritação e de areia nos olhos que se agravam no final do dia são os sintomas mais característicos dos olhos secos. Os pacientes ainda costumam relatar queimação ou ardor nos olhos, visão borrada que melhora ao piscar, olhos vermelhos e desconforto após ver televisão, ler ou utilizar o computador.

O problema pode ser passageiro, relacionado apenas às condições de tempo e do ambiente, ou configurar a síndrome do olho seco, doença crônica caracterizada pela diminuição da produção lacrimal ou pela deficiência em alguns dos componentes da lágrima.

"Os níveis de umidade do ar interferem diretamente na produção das lágrimas, que evaporam mais rapidamente quando o tempo está seco e prejudicam a lubrificação dos olhos", explica o oftalmologista Luiz Antônio Vieira.

Há outros fatores ambientais considerados agressivos e irritantes para os olhos, como ar-condicionado, poluição do ar, fumaça, sol forte e calor excessivo. Assim como a baixa umidade, estes elementos afetam a produção das lágrimas e agravam o quadro.

"As tarefas que exigem muita atenção, como uso contínuo de computadores e dirigir, que também contribuem para o ressecamento dos olhos, pois durante estas atividades piscamos menos. Quando piscamos, refazemos todos os itens que compõem a lágrima. É por isso que o piscar é tão importante para lubrificação dos olhos", orienta o especialista.

A adoção de alguns hábitos pode ajudar a melhorar a sensação de bem-estar ocular durante o inverno. Porém, se os sintomas de olhos secos persistirem, o indicado é procurar orientação médica. Em média, quando a irritação persiste por mais de dois ou três dias, já é hora de buscar ajuda profissional.

"É importante ressaltar que não devemos recorrer a soluções caseiras ou à automedicação para alívio dos sintomas, pois há o risco de agravar o ressecamento e, inclusive, provocar lesões nos olhos", finaliza Vieira.

Veja algumas dicas de como evitar o desconforto ocular durante o inverno

- Consuma diariamente alimentos ricos em ômega 3, entre eles linhaça e peixes de água fria, como o salmão e o atum. A substância promove uma ação anti-inflamatória importante para a superfície ocular.


- Para elevar os níveis de umidade nos ambientes fechados, use umidificadores de ar, toalhas molhadas ou bacias com água.

- Evite ambientes com ar-condicionado e aquecedores. Ambos diminuem a umidade do ar.

- Se seu trabalho exige atenção visual contínua, tente fazer pequenas pausas e piscar

demoradamente para lubrificar os olhos.

Por Jessica Moraes

Comente