Cuidados para controlar a asma no inverno

asma inverno

Quem sofre de asma precisa ficar ainda mais ligado no inverno! A doença inflamatória crônica dos brônquios requer mais atenção nessa época do ano, em que há aumento dos casos de resfriados e outras infecções virais, por conta da baixa umidade do ar e o acúmulo da poluição, vilões da saúde, que agridem o sistema respiratório.

Para evitar as famosas crises de ar, algumas atitudes podem amenizar o problema. Apesar de não ter cura, os sintomas podem ser controlados com medicação e alguns cuidados apropriados que você confere a seguir:

Limpe a casa - um dos principais desencadeadores das crises são os ácaros, presentes no pó domiciliar. Por isso, a higienização de cada cômodo é fundamental para evitar crises alérgicas e de asma, que nada mais é do que uma alergia crônica e aguda.

Animais de estimação - não é aconselhável tê-los em casa, mas se já tem, não deixe que ele entre ou durma no seu quarto. Outra medida importante é dar banho no animal pelo menos uma vez a cada duas semanas.

Hora de dormir - muitas vezes essa é a pior hora para o asmático. Para evitar desconfortos, algumas mudanças devem ser feitas: dê preferência ao edredon ao invés do cobertor, que solta pelos e use capas antiácaros em seu colchão e travesseiro que, juntamente com as cobertas, devem ser lavados regularmente.

Agasalhe-se - sair de um ambiente fechado e quente para um externo, com ar frio, pode provocar o choque térmico, que inevitavelmente interfere em seu aparelho respiratório. Por isso, o ideal é sempre sair de casa bem agasalhado e com um cachecol ou lenço cobrindo o nariz para que o ar gelado não entre em contato direto com ele.

Largue o cigarro - o fumo só favorece a evolução da asma e das alergias. Alérgicos fumantes têm grandes chances de se tornarem futuros portadores da asma, e a permanência do hábito fará com que as crises fiquem cada vez mais fortes e mais difíceis de serem tratadas.


Tome a vacina contra a gripe - Tomar a vacina contra gripe não evita resfriados comuns, mas afasta gripes mais fortes. Quem já tem problemas respiratórios crônicos deve tomar a vacina para não colocar ainda mais obstáculos contra o bom funcionamento de seu aparelho respiratório.

Consulte seu médico - por ser comum portadores da asma terem recaídas no inverno é fundamental marcar uma consulta com um alergista para que seu problema seja diagnosticado e tratado corretamente.

Por Jessica Moraes

Comente