Cuidados com os animais de estimação no verão

As altas temperaturas podem provocar desmaios e até a morte dos animais. Saiba como evitar
verãopets

Os cachorros e gatos precisam de atenção especial nesta época do ano. Foto - Shutterstock

As altas temperaturas do verão exigem cuidados especiais par os animais de estimação. Por conta do tempo seco, os pets precisam de mais hidratação e atenção.


De acordo com a rede de pet shops e clínicas veterinárias Pet Center Marginal, o desconhecimento do tutor nesta época do ano faz aumentar em 30% casos de atendimentos de cães e gatos com problemas de saúde devido ao calor.

Segundo a médica veterinária Karina Mussolino, é importante trocar com frequência a água da vasilha, para que esteja sempre fresca e disponível."Como não possuem glândulas sudoríparas, cães e gatos costumam desidratar mais facilmente que os humanos. A cena do bichinho deitado, com barriga no piso frio, explica o fato" diz.

Com apenas 10% de perda de fluidos corporais, os bichinhos já podem desidratar."Os sintomas são perda de elasticidade da pele, letargia, perda de apetite, olhos fundos, focinho, boca e gengiva secas. Atenção especial para os gatos, principalmente, que não ingerem tanta água e por causa disso podem desenvolver problemas renais", completa.

Em passeios ou viagens mais longas, também é importante não se esquecer de oferecer água e comida. "As caixas de transporte costumam esquentar também, se ele for permanecer tempo confinado, faça paradas para o animal andar e se refrescar", explica Karina.

Outra dica é certificar-se para que tenham um lugar fresco, onde não bata sol, para que possam se proteger do calor e das chuvas de verão. É importante que tenham a opção de um lugar com sombra, distante dos raios solares para se abrigar.

A veterinária finaliza, explicando que o aconselhável é que o animal tenha um piso frio, com os azulejos do banheiro e da cozinha, para poder deitar esparramado - uma forma instintiva para se livrar do calor e baixar a temperatura corporal.

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: verão animais de estimação